10 exposições que você precisa ver em Sampa!

Confira logo abaixo os detalhes sobre as dez exposições mais bacanas que estão em cartaz na capital paulista e se informe sobre os preços, os locais de exibição e confira uma imagem de cada uma delas.

“A Cueca – Uma Experiência Íntima”

Diversos artistas criaram cuecas estilosas e irreverentes para essa exposição, em cartaz no Continental Shopping (zona oeste), que tem como objetivo alertar os visitantes sobre o câncer de próstata. Com entrada grátis, o público poderá ver 23 peças feitas com materiais variados, incluindo ferro, metal, tecido e resina. A mostra aborda, ainda, a evolução da cueca e mostra sua história desde o século 12.

Continental Shopping – Piso Boulevard – av. Leão Machado, 100, Jaguaré, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 11-4040-4981. Abertura: qui. (18). Seg. a sáb.: 10h às 22h; dom.: 14h às 20h. Até 30/5. Grátis. Livre.

“Da Vincis do Povo – do Cai Guo Qiang”


Premiado na Bienal de Veneza de 1999, o artista chinês Cai Guo-Qiang exalta a criatividade e a inventividade do povo de seu país. A mostra inclui engenhocas criadas por camponeses, como robôs que pintam. Também serão exibidas telas pintadas com pólvora, como “Birds and Flowers of Brazil”.

Centro Cultural Banco do Brasil - Subsolo, térreo e 1º ao 4º andares. Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. Telefone: 11-3113-3651.

“Jogos Olímpicos – Esporte, Cultura e Arte”

O Centro Cultural Fiesp (centro) reúne cerca de 300 objetos relacionados à história das Olimpíadas, como medalhas, uniformes e mascotes. Entre os itens expostos, estão tochas olímpicas dos jogos de Helsinque, em 1952, e de Londres, tanto a de 1948 quanto a de 2012. Os visitantes poderão tirar fotos empunhando uma réplica da tocha usada ano passado. Outras atrações interativas são a possibilidade de tirar fotos ao lado do ursinho Mischa, mascote de Moscou-1980, e participar de uma simulação de salto em distância. Todo o material faz parte do acervo do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso - Av. Paulista, 1313 – Bela Vista – Centro. Telefone: 11-3146-7406. De Segunda a Domingo.

“Festival Istambul Agora – Hüseyin Bahri Alptek”

Parte do festival Istambul Agora, que também promove espetáculos e apresentações musicais, a exposição do artista turco Hüseyin Bahri Alptek (1957-2007) reúne colagens, fotografias e vídeos produzidos entre 1990 e 2007. Em discussão, questões como exílio e globalização.

Sesc Pompeia – Galpão. R. Clélia, 93 – Água Branca – Oeste. Telefone: 3871-7700. Terça a Domingo até dia 09/06.

“Lady Warhol”


Clicado por Christopher Makos em 1981, o artista pop Andy Warhol aparece caracterizado de mulher em 50 imagens. Inspiradas no projeto dos artistas Man Ray e Marcel Duchamp, as fotografias de “Lady Warhol” acrescentam referências da cena nova-iorquina da época. Na escolha do figurino, o fotógrafo de moda focou na dubiedade de gêneros: Warhol aparece maquiado com batom vermelho em todas as imagens, mas trajando roupas masculinas –camisa branca, gravata e jeans, num estilo bem diferente do modo de vida yuppie norte-americano da época.

Museu de Arte Moderna – parque Ibirapuera, portão 3, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5085-1300. Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura: ter. (16): 20h. Até 23/6. Ter. a dom.: 10h às 17h30 (com permanência até as 18h). Ingr.: R$ 6 (grátis aos domingos).

“Portinari”


As séries “Bíblica” e “Retirantes”, de Portinari, pertencentes ao acervo do Masp, ganham nova exibição por lá. Nas 11 telas expostas, o público poderá notar a influência de Pablo Picasso e da temática social em suas obras. O museu, que tem entrada gratuita às terças, também reúne em seus quatros andares as mostras “Romantismo”, “Papéis Estrangeiros”, “Deuses e Madonas”, “Triunfo do Detalhe” e “Obsessões da Forma”.

Masp - 1º subsolo. Av. Paulista. 1578 – Bela Vista – Centro. Tel: 11-3251-5644. Ingressos: R$15 e grátis as terças. De terça a domingo por tempo indeterminado.

“Cao Guimarães – Ver É uma Fabula”


O artista e cineasta mineiro Cao Guimarães apresenta vídeos e fotografias em três andares do Itaú Cultural. Em foco, o interesse formal e temático do artista pelos entrelugares e pela relação do homem com as paisagens reveladoras. A exposição foi considerada ótima (com quatro estrelas) pelos críticos da Folha.

Itaú Cultural - 1º Piso. Av. Paulista, 149 – Bela Vista – Centro. Telefone: 2168-1776. De terça a domingo até dia 01/06.

“Coleção Itaú de Fotografia Brasileira”

Com curadoria de Eder Chiodetto, são apresentadas cerca de cem fotografias que compõem um panorama da produção experimental dos últimos 60 anos. Artistas modernos e contemporâneos têm seus trabalhos reunidos em núcleos dedicados à paisagem urbana e ao homem e a identidade. São peças de nomes como Boris Kossoy, Cristiano Mascaro e Geraldo de Barros. A mostra fica em cartaz até 19 de maio no Instituto Tomie Ohtake.

Instituto Tomie OhtakeR. Coropés, 88 – Pinheiros – Oeste. Telefone: 2245-1900. Entrada franca de terça a domingo.

“Vik Muniz”


Um dos nomes brasileiros mais destacados no cenário internacional, Vik Muniz apresenta sua primeira mostra individual na galeria Nara Roesler, que o representa desde o ano passado. “Espelhos de Papel” reúne 11 obras inéditas da série dedicada às recriações de obras de artistas como Claude Monet e Gustave Courbet por meio de colagens com fragmentos de revistas.

Nara Roesler - Av. Europa, 655 – Jardim Europa – Oeste. Telefone: 3063-2344. Entrada franca de segunda a sábado até dia 11/05.

“Rockstars”


Quem passar pelo shopping Cidade Jardim (zona oeste) pode visitar a exposição da Galeria Lume, que reúne 20 fotos de grandes nomes da música desde os anos 1960, tiradas pelo britânico Terry O’Neill. Eric Clapton, Beatles, Elvis Presley, The Police e Led Zeppelin estão retratados por lá, em imagens produzidas com técnica analógica, a maioria em preto e branco. As fotos deixam em evidência o comportamento excêntrico dos roqueiros da época, com cabelos compridos e adereços extravagantes.

Shopping Cidade Jardim – praça central, térreo – av. Magalhães de Castro, 12.100, Cidade Jardim, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3552-1000. Até 7/5. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom. e feriados: 14h às 20h. Grátis.

Fonte: Guia Folha.

This entry was posted on sexta-feira, abril 26th, 2013 at 14:18 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 Comentários para “10 exposições que você precisa ver em Sampa!”

  1. francisco :

    lithium@speculating.squealed” rel=”nofollow”>.…

    thank you….

  2. Wade :

    enraptured@fake.sunay” rel=”nofollow”>.…

    tnx!…

  3. jared :

    lemmas@loc.breathes” rel=”nofollow”>.…

    áëàãîäàðþ!!…

  4. rex :

    mickie@abscesses.tailgate” rel=”nofollow”>.…

    áëàãîäàðñòâóþ!!…

 

Deixe um comentário